Novamente abordo a viagem dos oficiais. Estava em silêncio, mas como a Associação de Oficiais de Pernambuco (AOSS) divulgou nota defendendo a viagem, retorno ao tema.
Conheço o capitão Assis, presidente da AOSS. Ele se dedica e defende os policiais, sou testemunha disto. Merece o meu respeito e admiração.
Observo, contudo, que a AOSS errou ao defender a viagem dos oficiais. Errou por conta de que o problema não é a viagem em si. Mas os custos dela e também o número de cidades e países que serão visitados. A visita à Bogotá já seria suficiente, não acham? Ou a São Paulo.
No entanto, os oficiais, os quais nem todos molham a farda de suor por conta do sol quente da rua, decidiram ir até à Europa. Qual a necessidade da ida à Europa, se Bogotá e São Paulo possuem ações na área de segurança que servem de modelo para Pernambuco?
O conhecimento adquirido no tour certamente não será colocado em prática. Tenho certeza absoluta disto. Deste modo, não me restam dúvidas de que a viagem será de turismo e não acadêmica.
Reproduzo a nota da Associação a seguir. Ela foi retirada do http://www.pebodycount.com.br/home/index.php
ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS, SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA E BOMBEIRO MILITAR DE PERNAMBUCO
NOTA OFICIAL
Em resposta à matéria "Secretaria de Defesa Social gasta R$ 900 mil com viagem de oficiais", publicada no JC dia 20/02/2008, a Associação dos Oficiais, Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar de Pernambuco (AOSS), esclarece que a chamada "viagem de estudo", sempre ocorreu com os gestores (comandantes de unidade e chefes) aos concluírem cursos de aperfeiçoamento ou formação, como ocorre com os oficiais da Marinha do Brasil, que ao concluírem o curso fazem um giro (tour) pelo mundo, com vistas a incorporar novas experiências e agregar valor à formação com as trocas, os intercâmbios que ocorrem nestes eventos.Devemos perceber que NÃO SE TRATA DE UMA MERA "VIAGEM TURÍSTICA", e sim uma Missão Oficial, onde os oficiais superiores que concluíram o Curso Superior de Polícia 2008 (CSP/2008), o qual não ocorria desde 2002, ficarão longe das famílias e outros compromissos, para cumprir o roteiro do curso e assim conhecer novas técnicas, equipamentos e a cultura em geral com os comportamentos sociais de cada local a ser visitado.Concluindo, precisamos observar que a evolução dos povos, assim como da segurança se dá com educação e qualificação, e isso sim é o que está acontecendo aqui, NÃO SE TRATA DE "LAZER" E SIM DE TRABALHO E SACRIFÍCIO, ESTES HOMENS E MULHERES QUE HOJE SÃO AQUI CITADOS, DERAM OS MELHORES DIAS DE SUAS VIDAS PELAS CORPORAÇÕES, SUAS JUVENTUDES, SUAS FORÇAS, LÁGRIMAS, SUOR E VITALIDADE, todos possuem mais de 20 anos de serviço, sempre à frente da tropa, merecem um mínimo de respeito.“A Polícia é o termômetro que mede o grau de civilização de uma sociedade.”Otto Von Bismarck – Filósofo e Estadista Alemão
Um comentário:
Muita gente chamou Karl Marx de profeta quando o mesmo fez suas análises sobre o sistema Capitalista de produção. E quando a gente diz que determinada coisa não vai acontecer, não estaríamos nós, tentando profetizar?
Postar um comentário