segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Quem será o adversário de João da Costa?

Não tenho bola de cristal. Mas não consigo enxergar João da Costa fora do segundo turno nas eleições deste ano. Contudo, quem será o seu adversário?
Não quero apostar em apenas um. Raul Henry e Mendonça Filho devem ser os adversários de João da Costa. Destes, quem é o favorito? Não sei.
Mendonça Filho mostra que tem densidade eleitoral em Recife. Porém, esta densidade pode ser fictícia, pois ele disputou a eleição para o Governo do Estado em 2007. Neste caso, seu nome ainda está vivo na memória dos eleitores. Como Eduardo Campos e Miguel Arraes nunca tiveram boa votação em Recife, talvez o sucesso de Mendonça no segundo turno deva-se a isto e ao apoio de Jarbas Vasconcelos. Esta é uma hipótese que deve ser levada em consideração.
No entanto, observo que Mendonça filho tem capacidade de ir para o segundo turno. Por quê? 1) Demonstra, desconsiderando a hipótese mostrada, densidade eleitoral; 2) tem imagem de bom gestor; 3) o Democratas investirá maciçamente em sua candidatura; 4) tem discurso técnico. Mas falta encontrar uma temática específica para discutir com João da Costa.
Qual são as vantagens de Raul Henry? Ao contrário de Mendonça Filho, Henry conta com um cabo eleitoral de peso: Jarbas Vasconcelos. Assim como o ex-governador, Raul tem capacidade de enfrentar João da Costa com um discurso técnico. Acredito que irá defender ações mais eficazes da prefeitura no âmbito da segurança pública. Certamente, este tema encontrará apelo no eleitorado. A imagem de Raul Henry pode ser associada a de um candidato com experiência na área de gestão e com novas idéias.
Observem, que a única vantagem de Raul para Mendonça é o cabo eleitoral. No mais, ambos têm as mesmas chances de irem para o segundo turno.
Quem tem a coragem de apostar?

Nenhum comentário: