terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Raciocínio comprovado

PE BODY COUNT, 11/02/2008, aceso em 12/02/2008.
O balanço do fim de semana revela que 53 pessoas foram mortas em Pernambuco, levando em consideração o período compreendido entre o meio-dia de sexta-feira e 6h de hoje. São cinco mortes a menos do que todo o período carnavalesco. Entre os assassinatos, contabilizamos um triplo homicídio em Trindade e dois duplos no Grande Recife.
O esquema de segurança realizado pela SDS durante os dias de folia conseguiu o êxito de diminuir em 34% o número de homicídios em relação ao Carnaval do ano passado. Infelizmente, agora, amargamos o fim de semana mais violento do ano.
Abaixo, publicamos a lista com os nomes das pessoas assassinadas. A assessoria de imprensa da SDS informou que, às 16h, vai disponibilizar os dados do fim de semana.
1 - Identidade desconhecida 2 - Josemir Ferreira 3 - Cristiano Gomes da Silva 4 - Identidade desconhecida 5 - Alan Diniz Barbosa dos Santos 6 - Wellington Clemente da Silva 7 - José Everaldo 8 - Identidade desconhecida 9 - Identidade desconhecida (Marroca) 10 - Neide Aparecida Ferreira de Melo 11 - Aloísio Oliveira de Souza 12 - Sérgio André Miguel Silvestre 13 - Deivson Edson da Silva Moraes 14 - Jairo Alves Alexandre 15 - Renato André de Lima 16 - Severino Alves Ferreira 17 - Valério Augusto Gomes da Silva 18 - Dimas Rocha de Lima 19 - Mário Patrício da Silva Júnior 20 - Genivaldo de Souza Gusmão 21 - Manuel Capucho da Silva 22 - Edmilson Antônio Davi 23 - Saulo Silva do Carmo 24 - Vlademir Gomes Boa Vista Júnior 25 - Joel Barros de Lima Júnior 26 - Aloísio de Lima Nascimento 27 - Leonardo Alberto de Oliveira 28 - Evaldo dos Anjos Damasceno 29 - José Rosa de Lima 30 - Roberto Silvano da Silva 31 - Edcarlos Alves da Silva 32 - Tiago dos Reis Borges da Silva 33 - Ednei Paulino da Silva 34 - Antônio Vicente da Silva 35 - Geovane Antônio da Silva 36 - Jean da Silva Oliveira 37 - José Antônio da Silva 38 - Erinaldo dos Santos 39 - Toni Marcos da Silva 40 - Severino Roberto da Silva 41 - José Manoel Valentim 42 - Luís Cláudio Rodrigues de Melo 43 - Identidade desconhecida 44 - Givanildo Eurico da Silva45 - Natanael José dos Santos46 - Luciana Gueiros de Freitas 47 - Wágner José Guedes da Silva48 - João Teixeira Torres 49 - Valdemir Galdino de Melo 50 - Fransuelo Barbosa de França 51 - Maria Lúcia Souza da Silva52 - Edilson Figueiredo Regis 53 - Identidade desconhecida
Análise
Os dados revelados pelo PE BODY COUNT confirmam o que frisei no artigo abaixo: não foram as câmeras nem o reforço policial que proporcionaram a redução dos índices de criminalidade no período de carnaval. Então, o que foi? Não sei. Lembro, mais uma vez, que nos focos de folia ocorrem poucos homicídios quando comparamos ao total ocorrido no período momesco.
O carnaval possibilita o deslocamento de pessoas para os focos de folia. O carnaval em Recife é descentralizado. No caso, existem diversos focos de folia. Deste modo, as pessoas se deslocaram até os focos de folia, estes estavam com reforço policial, e em Olinda e no Centro do Recife, existiam câmeras. Portanto, talvez esta seja uma explicação, a qual é uma hipótese, para a redução do homicídio em Pernambuco, comparando com 2007, no carnaval.
Contudo, repito: não existe uma política de segurança para enfrentar os homicídios em Pernambuco.
Porém, a SDS está de parabéns ao decidir instalar cãmeras em diversas áreas do Recife.

Nenhum comentário: