domingo, 24 de fevereiro de 2008

Crime Organizado Endógeno

Em meu último livro, “Tráfico de drogas e Crime Organizado – Peças e Mecanismos (Editora Juruá, 2007), afirmo que no Brasil existe a criminalidade organizada endógena. Esta nasce dentro do Estado, pois atores estatais montam uma organização com o objetivo de praticar atos ilícitos. São freqüentes na realidade brasileira fatos que comprovam a presença da criminalidade organizada endógena.

A Folha de São Paulo de hoje (24/02/2008) mostra claramente como o Crime Organizado endógeno existiu por um bom tempo na Assembléia Legislativa de Alagoas. Deputados construíram uma organização e desviaram milhões dos cofres públicos.

Recentemente afirmei que Alagoas não tem Estado, por conta do caos na segurança pública. Contudo, volto atrás: Alagoas tem Estado, porém, contaminado por grupos organizados criminais. Por conseqüência, o Estado não funciona para garantir a licitude, mas a ilicitude.
Assinantes podem ler a matéria da Folha de São Paulo na integra:

Um comentário:

Anônimo disse...

PROFESSOR, ESSAS SITUAÇOES OCORREM EM PARTE POR CONTA DA IGNORANCIA GERADA PELOS PRÓPRIOS DETENTORES DO PODER POLÍTICO, NAO GERANDO AS CONDIÇOES NECESSÁRIAS PARA QUE A POPULAÇÃO OS VEJA COM CRITICISMO. REFLITAMOS: DO JEITO QUE AS INSTITUIÇOES ESTÃO FALIDAS, NAO CABERIA UMA RUPTURA? JEOVÁ