terça-feira, 25 de março de 2008

O Instituto Maurício de Nassau

Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil observa-se a presença de instituições privadas que prestam assessoria, consultoria e atividades de pesquisa. Estas, costumeiramente, divulgam pesquisas importantes, mostrando que as universidades públicas não têm o monopólio da pesquisa no país.


Com objetivos similares, o Instituto Maurício de Nassau desenvolve as suas atividades no Nordeste. Consultoria, assessoria e pesquisas nas mais diversas áreas estão sendo e serão realizadas pelo Instituto. Pesquisadores locais serão valorizados.


Desde o início de março faço parte, com orgulho, do Instituto Maurício de Nassau – entidade mantida pelo grupo universitário Maurício de Nassau. Os objetivos do Instituto me encantaram, pois, através dele, poderei desenvolver diversas atividades associadas ao ensino, à extensão e à pesquisa que tanto me incentivam. Decidi fazer parte do Instituto e da Faculdade Maurício de Nassau por conta de acreditar em seus dirigentes.


A ida para o Instituto Maurício de Nassau representa um desafio em minha carreira profissional e acadêmica, pois reconheço que o Brasil é campo fértil para pesquisas. Quais as conseqüências do alto índice de homicídios para a população de Pernambuco? Quais os custos da violência para a sociedade? O que pensam os advogados pernambucanos? O que pensam juízes e promotores quanto às suas instituições? Quais os objetivos da classe empresarial de Pernambuco a longo prazo? Quais as potencialidades econômicas do Nordeste? Estas indagações serão respondidas, a curto, médio e longo prazo, pela equipe do Instituto Maurício de Nassau. Vejam o tamanho do meu desafio!


Constato que as prefeituras necessitam de consultorias, as quais devem ter o objetivo de qualificar as suas gestões. Problemas no trânsito, gestão eficiente, segurança pública e políticas públicas. Certamente, estas áreas precisam sofrer intervenção qualificada por parte do poder local. O Instituto Maurício Nassau procurará fazer isto, pois possui corpo de consultores qualificados, como Sérgio Murilo Filho, advogado, ex-consultor da Unesco e do Banco Mundial e coordenador-executivo da entidade.


Pesquisas de opinião pública e avaliação da imagem das instituições. É impossível construir estratégias de marketing, por exemplo, numa campanha eleitoral, sem ouvir o eleitorado. É necessário saber também qual é a imagem que a opinião pública tem de dado candidato ou chefe do executivo. Cientistas sociais e comunicólogos, por meio do Instituto Maurício de Nassau, desenvolverão pesquisas de opinião pública e avaliação institucional.


Em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, o Instituto Maurício de Nassau desenvolve ações sociais junto às comunidades carentes. O Estado não pode ser apenas a única instituição que oferece serviços públicos à sociedade. Outras instituições, em parceria com o poder estatal, também podem oferecer bens públicos à população.


O Instituto Maurício de Nassau tem por objetivo firmar parcerias. O Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas da UFPE, coordenado por Jorge Zaverucha, é um de nossos parceiros. Com ele, cursos de pós-graduação serão oferecidos e pesquisas serão realizadas. Outros profissionais gabaritados estão sendo convidados a participar do Instituto. E, claro, o Instituto está aberto a sugestões e a propostas.


A imprensa deve reconhecer o Instituto Maurício de Nassau como fonte de dados para as suas reportagens. Dados sobre economia, política, segurança pública e negócios são encontrados no Instituto Maurício de Nassau.


O que me orgulha e me incentiva no Instituto Maurício de Nassau é saber que por meio dele contribuo cada vez mais para uma sociedade melhor.

Um comentário:

Pedro Roberto Pontual disse...

Boa sorte nesta sua empreitada caro Adriano. Sérgio Murilo é gente da melhor qualidade, estarás bem acompanhado.