sábado, 15 de março de 2008

O desperdício e a preguiça na segurança pública

Fernando Castilho em sua coluna de ontem no Jornal do Commercio informa que a secretaria de Defesa Social (SDS) locará mais 100 carros. Excelente providência! Contudo, tenho dúvidas se existem policiais disponíveis para guiar os veículos. Caso não exista motorista qual é a razão da locação? Nenhuma claro! A busca da eficiência e o controle nos gastos públicos devem ser levados em consideração pela SDS.

Admito que observo, diariamente, nas principais avenidas do Recife, como na Av. Conde da Boa Vista e Av. Caxangá, a presença de viaturas. Porém, não sei se estas estão indo para bairros com alta freqüência de homicídios e presença intensa do tráfico de drogas. A distribuição do policiamento deve obedecer a critérios, dentre estes, mais policiamento em áreas com considerável incidência criminal.


O incremento de novos policiais nas ruas foi importante, pois, aparentemente, criou sensação de segurança na população. No entanto, informo que alguns policiais me relataram que os “novinhos” estão reproduzindo práticas antigas presentes na Policia Militar.


Os “novinhos” estão, de acordo com informações, negociando policiamento junto a outros indivíduos em troca de benefícios. Por exemplo: “a viatura pode passar por ai, mas o senhor me dar o quê?” ou “ a viatura fica aqui, mas....”. Observo que os policiais estão usando a sua função pública para obter benefícios privados.


Caso o que foi relatado seja verdade, os oficias precisam punir os maus policiais. A conivência não pode existir! Claro, será que os oficiais sabem disto ou não sabem por não estarem nas ruas?


Quando alguém presta concurso público, antecipadamente, ele tem ciência do salário que irá receber caso seja aprovado. Sendo assim, justificar o uso do serviço público para obter benefícios privados por conta do “baixo salário” não é legitimo.


A segurança pública não é eficiente em Pernambuco por conta de questões simples. Locar viaturas sem motorista é desperdício. Não fiscalizar a ação dos praças é preguiça.

Nenhum comentário: