domingo, 2 de março de 2008

As instituições e a Finatec

Demorei a me pronunciar sobre a Finatec, pois precisava de mais informações. Após avaliar as informações com paciência, cheguei a algumas conclusões.

Caso não existisse um promotor em Brasília, ninguém saberia da Finatec. Caso a mídia nacional não trouxesse o caso à tona, apenas alguns saberiam da Finatec.

Sinceramente, não posso afirmar se foi boa ou ruim a contratação da Finatec por dois motivos: sou a favor que a administração pública contrate consultores para desenvolver trabalhos que busquem o aperfeiçoamento/melhoria da gestão em órgãos públicos; o prefeito João Paulo têm uma administração respeitada e reconhecida pela opinião pública. Portanto, os serviços encomendados a Finatec foram realizados.

Saliento que apenas partes do Estado brasileiro possui funcionários capazes de mudar a rotina da instituição. Isto é: criar novas formas de gestão. Parece-me que a Finatec fez isto na prefeitura do Recife.

O que me causa surpresa, no entanto, é a demora das instituições de apresentarem resultados. Se existem irregularidades no contrato entre a Finatec e a prefeitura do Recife, qual foi a razão do Ministério Público e o Tribunal de Contas não terem apresentado celeremente indícios que evidenciasse ilicitude?

Nenhum comentário: