domingo, 2 de março de 2008

Lula é favorito em 2010

Lula tem reais condições de fazer seu sucessor em 2010. As últimas pesquisas revelam a excelente avaliação que o presidente Lula tem no eleitorado. É claro, que não desprezo a potencialidade eleitoral de José Serra. Contudo, não vejo o PSDB com um discurso que possa agregar votos em torno do seu candidato. Lula foi sábio a dar continuidade a política econômica de FHC. Lula é tão sábio, inclusive, que não reconhece de público que o sucesso do seu governo é decorrente das condições fornecidas pelos oitos anos de FHC. Claro, por que Lula iria admitir isto?

Em 2010, Lula tem dois trunfos. Dilma Rousseff é a sua primeira opção para lhe substituir na presidência. Mulher, competente, dinâmica, capacidade administrativa. Será fácil vender para o eleitorado a sua candidatura. O PT deve apoiá-la em peso. O seu vice pode ser do PSB, no caso, o governador Eduardo Campos. Chapa de peso!

O outro trunfo é Aécio Neves. Trabalho reconhecido em Minas Gerais. Competente. Reconhecido bom gestor. Jovem. Fácil no diálogo. Idéias que atraem o setor empresarial. Aécio pode ir para o PMDB ou o PSB e ser o candidato de Lula. O governador Eduardo Campos pode ser seu vice. Chapa aparentemente imbatível, caso Lula esteja neste palanque.

A dificuldade de Aécio Neves é obter o aval de Lula. A dificuldade de Lula é obter o aval do PT para a candidatura de Aécio. Acredito que seja impossível. Falta pragmatismo ao PT.

Apesar da distância temporal, desconfio que Lula fará o seu sucessor.


Nenhum comentário: