segunda-feira, 31 de março de 2008

O afago de Lula a Eduardo Campos

Analiso com base, apenas, em informações advindas da imprensa. O presidente Lula gosta muito de Eduardo Campos. Desconfio de que Lula reserva algo para ele em 2010, apesar de suspeitar, também, que Lula não apoiará candidato que não seja filiado ao PT. Claro, e isto é outra desconfiança: Lula incentivará diversas candidaturas, embora suba apenas no palanque do candidato do PT.


Mesmo diante dessas minhas suspeitas, fico impressionado com os afagos dados por Lula à população de Pernambuco, e, por conseqüência, ao governador Eduardo Campos. Desde a época em que Campos era ministro, Lula sempre lhe deu atenção especial. Por conta disto, sempre desconfiei de que Lula nas eleições de 2008 torcesse pela vitória de Eduardo e não da de Humberto Costa.

As diversas visitas do presidente Lula a Pernambuco e, por conseqüência, o anúncio de obras, sabendo que muitas destas já foram anunciadas por diversas vezes, podem ser motivadas por duas razões. A primeira, sentimental: Lula, por ser Pernambucano, prioriza o seu estado de origem em seu governo. O segundo motivo é político: Lula deseja fazer com que Eduardo Campos se credencie a ser candidato a vice-presidente em 2010. Será?

Caso Eduardo Campos seja alçado à vice do candidato do PT, João Paulo será o seu sucessor natural – imagino, pois espero tudo da Unidade da Lula. Mas, se Eduardo não for ser candidato à vice-presidência, Lula apoiará quem para o Governo de Pernambuco? Eduardo Campos ou João Paulo?

Alguém desconfia de algo?


Nenhum comentário: