segunda-feira, 3 de março de 2008

Mérito para a SDS, mas ainda falta

A secretaria de Defesa Social (SDS) anuncia hoje novas ações para o enfrentamento ao crime de homicídio. Melhoria das condições estruturais do Departamento de Homicídios (DHPP) é a ação principal. Mérito para a SDS. Apesar da demora, a SDS descobriu que o DHPP precisava de mais policiais, peritos e datiloscopistas. O número destes profissionais aumentou e todos estes trabalharão conjuntamente.

A SDS agiu certo. O estado de São Paulo reduziu o crime de homicídio, entre as diversas intervenções feitas, por conta do fornecimento de condições materiais ao Departamento de Homicídios. A SDS faz o mesmo em Pernambuco. Portanto, tenho a expectativa de que a prisão de homicidas aumentará. E certamente, o efeito positivo ocorrerá.

Contudo, a reestruturação do Departamento de Homicídios deverá vir acompanhada de ações pontuais. Com estas ações, certamente, em médio e longo prazo, os homicídios serão reduzidos em Pernambuco. E quais são estas ações:

Criação das Áreas de segurança em locais com alta freqüência de homicídios e presença maciça do tráfico de drogas. Nestas, serão instaladas os Núcleos de Cidadania – Polícias, Defensoria Pública, Juizados, Promotorias e assistência social e psicológica.

Nas Áreas de Segurança o policiamento ostensivo e investigativo deve ser reforçado;

Incremento de ações sociais nas Áreas de Segurança.

Com estas medidas, em longo prazo, certamente os homicídios serão reduzidos.

Nenhum comentário: