quinta-feira, 6 de março de 2008

O desafio de Mendonça Filho e a chance de Jungmann

Caso Mendonça Filho ganhe as eleições para prefeito do Recife, terá chances de ser governador em 2010. Contudo, caso perca a eleição para prefeito, será candidato a deputado federal em 2010. As eleições deste ano representam o maior desafio da carreira política do ex-governador.
Mendonça Filho tem reais chances de ser eleito prefeito do Recife.
Por várias vezes disse isto, e mostrei as razões da minha afirmação. Porém, acredito que seu adversário principal não seja João da Costa. Mas Raul Henry. Ambos irão disputar o voto do mesmo eleitorado. E, inclusive, ambos são identificados com Jarbas Vasconcelos.
É proveitoso para Mendonça lembrar ao eleitor recifense que ele foi vice de Jarbas quando este era governador.
Apesar de muitos descartarem a tese do andor, considero que Jarbas Vasconcelos e João Paulo têm reais condições de influenciarem o eleitor do Recife. Portanto, é importante que Mendonça Filho use a imagem do governador, e mostre que por várias teve a sua conduta política e administrativa elogiada pelo senador Jarbas Vasconcelos.

Os eleitores de Mendonça e Raul são aqueles que gostam de Jarbas Vasconcelos; são os que não votam no PT; são os que desaprovam a administração de João Paulo; são os que gostam de Jarbas e João, mas não simpatizam com João da Costa. É claro que as imagens de Henry e Mendonça podem ser associadas à capacidade administrativa, domínio técnico de temas relacionados à cidade e à seriedade. Observem que ambos, inclusive, além de disputar o mesmo eleitorado, possuem imagens mercadológicas parecidas. São produtos idênticos.

A disputa entre Mendonça e Raul poderá possibilitar o crescimento de outras candidaturas. Entre estas a de Raul Jungmann. Este, certamente, será apresentado como uma novidade política, conduta ética, respeito à coisa pública. Estas características encontram apelo em parte do eleitorado. Como os eleitores de Mendonça e Raul podem ficar divididos, e, consequentemente, o porcentual de votos de ambos ficar ente 10% a 20%, Jungmann poderá obter porcentual similar e adquirir reais chances de estar no segundo turno.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isto é de grande importancia, mas até agora não se ver alguém fazer um comentário, defendendo quem realmente está na linha de frente na segurança pública, que é o policial militar ou o civil, onde com o risco da própria vida mantem a ordem e a segurança.Será que com o salário que ganham da pra enfrentar essa violencia.
Eduardo Brito

Anônimo disse...

Hoje o policial militar tem que trabalhar em sua folga no periodo de 06 horas diarias durante quinze dias mensais para ganhar a metade do seu salário em horário normal.Isto é um absurdo sabemos que em horário normal o policial fica estressado imagine dobrar a sua jornada de trabalho, policiais militares estão implorando para acabar com esse serviço extra, pois eles querem mesmo é ganhar um salário mais digno,e poder folgar ficando mais próxmo de sua família. Vocês acreditariam em um profissiona em que o seu salário não estivesse lhe satisfazendo?Q ue tipo de serviço eles iriam lhe oferecer, a qualidade seria duvidosa, não?
Eduardo Brito.Email-educamaragibe@yahoo.com.br

Espero que esse adriano oliveira possa tomar conhecimento dessa verdade.