segunda-feira, 24 de março de 2008

As alternativas de Eduardo Campos e a miopia de Humberto Costa

Os jornais deste final de semana trouxeram declarações do presidente Lula, nas quais ele afirmava que deseja fazer o seu sucessor. Óbvio, qual é a razão de Lula de não desejar fazer seu sucessor, já que tem um governo muito bem avaliado pela opinião pública? Nenhuma. É uma ilusão, inclusive do PSB, em particular de Ciro Gomes, acreditar que Lula poderá apoiar um candidato de outro partido. Isto é impossível! Lula tentará fazer o seu sucessor, e este, certamente (a outra opçãoé Aécio, caso ele vá para o PMDB), será do PT.

Por outro lado, Eduardo Campos não é inocente. Ele sabe que política não é ilusão. Por isto, assim como fez em 2010, trabalha com quatro opções: 1) ser candidato a vice-presidente na chapa do PT; 2) ser candidato a vice-presidente na chapa de José Serra – isto mesmo!; (3) ser candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves; 4) e ser candidato ao governo de Pernambuco com o apoio do PT – esta é a sua última opção.

A Folha de São Paulo de ontem traz extensa reportagem mostrando as articulações de Eduardo Campos em 2010.

Caso o candidato do PT não empolgue o eleitorado, Campos, poderá escolher o PSDB como o seu principal aliado nas eleições de 2010. Não vejo problema nisto. Quando, acertadamente, Campos contratou o consulto Vicente Falconi com o objetivo de criar eficiente modelo de gestão na área pública, constatei que Campos está mais próximo de Serra e Aécio, do que de parte do PT. Além disto, Campos sabe que ao fortalecer o PT, ele enfraquece o seu partido. Então, por que não ter outras alternativas? Eduardo Campos é sábio. Muito sábio, aliás.

Em Pernambuco, só quem acredita na benevolência de Eduardo Campos com o PT é Humberto Costa e os seus seguidores. Mas Humberto acredita desconfiando. Desconfia, contudo, ele sabe que é muito melhor marchar com Campos do que com João Paulo. Será? Para os interesses de curto e médio prazo da Unidade da Luta sim. Porém, a longo prazo, o melhor aliado para o PT é João Paulo. Este de fato é o CEU para Humberto.

Um comentário:

Pedro Roberto Pontual disse...

Já dizia o mestre: "Política é a arte de engolir sapos". Mas não sei se os arraesistas históricos ficarão inertes a isso. Não acho que Eduardo se alie ao PSDB, não porque não queira, mas por pressões internas do partido. Como sabemos que a gangorra não descansa, esperemos sentados.

Quanto a Humberto, você está corretíssimo, a longo prazo o maior prejudicado será próprio PT