quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Poder Judiciário de Pernambuco é o próprio céu

O Poder Judiciário de Pernambuco tem zelo pelo dinheiro público? A presidência do Tribunal de Justiça enviou à Assembléia Legislativa Projeto de Lei que cria dezenas de cargos e novas funções gratificadas. Pergunto: existe necessidade para tal? Cerca de 2 milhões de Reais serão os custos desta ação.


Lembro aos leitores que recentemente o Tribunal de Justiça de Pernambuco realizou concurso público. Recentemente, também, ouvi dizer que os seus integrantes, no caso os servidores, já que os juízes não se consideram como tais, iriam trabalhar dois expedientes – 8 horas diárias.


Com estas medidas, construí a suposição de que o Poder Judiciário Pernambuco seria mais célere. Ledo engano! Na verdade, qual é a razão de convocar concursados? Qual é a razão dos funcionários da Justiça trabalhar 8 horas diárias? Nenhuma. Até porque, estas ações dependem da concordância de muitos juízes. Sendo assim, não sei se estes desejam que o Judiciário seja mais célere. Pois, muitos, precisam trabalhar mais, mais...


O Poder Judiciário em Pernambuco é um espaço de privilegiados. Lá têm funções gratificadas, servidores que só trabalham 6 horas e não existem metas para juízes. Na verdade, o Judiciário em Pernambuco é o próprio céu.

Nenhum comentário: