sexta-feira, 18 de abril de 2008

CONVITE

O lançamento da pesquisa Perfil dos Advogados e o Instrumento Quinto Constitucional - dia 24 de abril, às 09h, no auditório do Bloco Capunga.


O Instituto Maurício de Nassau concluiu pesquisa inédita sobre o perfil dos advogados e o instrumento Quinto Constitucional. O lançamento da pesquisa será no dia 24 de abril, às 09h, no auditório do Bloco Capunga. Os alunos interessados em participar poderão se inscrever pelo site ou pelas Centrais de Informações. Segue abaixo alguns dados:


ALGUNS DADOS


O Instituto Maurício de Nassau concluiu pesquisa inédita sobre o perfil dos advogados e o instrumento Quinto Constitucional. A pesquisa foi realizada exclusivamente no Recife. A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem em pontos de fluxos estratégicos. Os questionários foram aplicados junto a 297 advogados – sendo 58,31% do sexo masculino e 41,69 do sexo feminino.

Apenas 13,9% dos advogados entrevistados têm renda acima de 10 salários mínimos. Por outro lado, 69,1% dos advogados têm renda entre 3 a 10 salários mínimos. Os dados mostram que o exercício da advocacia privada não é tão bem remunerado como supõe o senso comum. O bacharel em direito para exercer a profissão de advogado precisa ser aprovado no exame da OAB. Os advogados questionados sobre este exame mostraram-se amplamente favoráveis – 93,6%. Apenas 6,4% não. Apesar do considerável porcentual de reprovação no exame da Ordem, os advogados, os quais já foram aprovados, vale salientar, são favoráveis a ele.

Nenhum comentário: