domingo, 11 de maio de 2008

Eduardo Campos versus João Paulo: o duelo já começou?

Obtive a informação de que o governador Eduardo Campos se comprometeu junto ao presidente Lula em apoiar João da Costa para a prefeitura do Recife. Contudo, de que modo ocorrerá este apoio?


O deputado Silvio Costa afirmou: o PMN pode apoiar João da Costa, mas João Paulo tem que deixar claro que irá apoiar Eduardo Campos em 2010. Observem que o apoio do PSB a João da Costa depende do compromisso de João Paulo com Eduardo Campos nas eleições de 2010.

Caso João da Costa vença a eleição ou perca, João Paulo pode ser candidato a governador em 2010. E com chances de vitória. Mesmo diante do apreço que o presidente Lula sente por Eduardo Campos, o PT desejará ter candidato ao governo de Pernambuco em 2010. A não ser que o PSB indique o vice do candidato do PT à presidência da República. Mas se não indicar, qual é a razão do PT não ter candidato em 2010 ao governo de Pernambuco?

O governador Eduardo Campos, assim como João Paulo, está em posição privilegiada no jogo eleitoral. Campos pode trabalhar para ser o vice do candidato do PT ou do candidato do PSDB – o governador tem qualidades para dar vôo nacional. Além disto, tem chances de ser reeleito em 2010. Claro, ainda estamos em 2008.

Para mim é uma incógnita o tipo de apoio que Eduardo Campos dará a João da Costa. Por que até agora o PSB não indicou o vice? E se indicar, quem será este vice? Eduardo Campos subirá no palanque de João da Costa? Aparecerá no guia? Não sei!

O governador Eduardo Campos deve saber o que faz. Assim como João Paulo, pois este, também, ainda não disse que apoiará a reeleição de Campos em 2010.

A falta de clareza entre João e Campos, a torcida contrária da Unidade da Luta para que João da Costa não decole e a candidatura de Luciano Siqueira ampliam as chances de um oposicionista vencer as eleições para prefeito do Recife este ano.

Nenhum comentário: